Constelação Sistêmica Organizacional


Observamos a organização de forma sistêmica, em toda sua complexidade, e reconhecemos padrões e dinâmicas da realidade que correspondem a mapas mentais da companhia construídos pelos seus elementos.

A Constelação Sistêmica Organizacional nos possibilita um olhar mais amplo sobre o mundo e as organizações, trazendo à consciência os mecanismos e as dinâmicas que estão presentes nestes sistemas – e que nem sempre percebemos.

Tais dinâmicas podem limitar a ação e o desenvolvimento. Identificá-las possibilita a geração de uma base criativa para os próximos passos, a construção de soluções singulares, a restauração da harmonia e o equilíbrio dos sistemas organizacionais e, consequentemente, a ampliação da capacidade de sucesso de todos os envolvidos.

As constelações chamam a atenção para as informações relevantes. Esse é um grande diferencial nos tempos atuais, onde uma grande quantidade de dados se apresentam irrelevantes numa reunião usual. Esse método possibilita chegar ao núcleo das coisas e questões, pois o foco é na solução, reduzindo os gastos de tempo e dinheiro.

Algumas das perguntas que as organizações se fazem e que podem ser respondidas por meio das Constelações Sistêmicas Organizacionais:
– Como manter uma organização saudável num mundo tão competitivo e complexo?
– Como lidar com as dinâmicas que tanto afetam a produtividade da operação e a satisfação dos acionistas?
– Qual é a estrutura mais adequada e o papel de cada um para obter os resultados desejados?
– Como trabalhar os relacionamentos pessoais e corporativos na organização para que todos se desenvolvam e cresçam?
– O que pode estar obstruindo a alavancagem de uma carreira ou de um negócio?

O ser humano deve ser olhado de forma sistêmica, como parte de um emaranhado de relacionamentos e situações sociais.

Mensalmente, Maria Cristina Guimarães e Angela Maranho Vivan reúnem pessoas interessadas em conhecer ou participar do trabalho das Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais. Para participar, entre em contato com a Oficina do Ser e reserve sua vaga na próxima turma (acesse aqui nosso calendário).

O que é Constelação Sistêmica?
Trabalho desenvolvido nos inícios dos anos 80 por Bert Hellinger, filósofo e psicoterapeuta alemão considerado um dos psicoterapeutas contemporâneos mais inovadores em trabalhos com indivíduos, casais e família.
A Constelação Sistêmica auxilia no reconhecimento e cura de padrões que herdamos das gerações anteriores e que impactam nosso crescimento pessoal, familiar e profissional. Durante a constelação, os participantes encontram soluções criativas e intuitivas para estas questões.

A quem se destina?
Pessoas interessadas em encontrar soluções para questões de âmbito familiar, questões profissionais, relacionamento a dois, , saúde, religião ou etnia.

A Organização como um sistema social é vista como um ser e funciona como tal. O trabalho com Constelação Sistêmica Organizacional tem metodologia diferenciada da Constelação Sistêmica Familiar, apesar dos princípios regentes em todos os sistemas serem os mesmos, pertencimento, ordem e relação entre dar e tomar, eles se manifestam com semelhanças e diferenças nas Organizações.

Quem são os representantes?
Os representantes são escolhidos entre os participantes do grupo para assumir posições estipuladas pelo constelado. Mesmo que não constelem um problema pessoal, os representantes podem se beneficiar de insights ao participar da atividade.